Entre os dias 19 e 21 de setembro, o distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio (ES), foi palco do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia. O evento, realizado na Associação Diacônica Luterana (ADL), reuniu cerca de 50 participantes, representando 24 instituições diaconais com vínculo confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), além de membros da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da Secretaria Geral da IECLB. Com o tema “Humanizar para transformar: diaconia – justiça climática – comunicação”, o encontro promoveu discussões profundas e reflexões sobre o papel da diaconia em tempos de crise climática e social.
O encontro foi marcado pelos desafios enfrentados devido às recentes catástrofes climáticas no Brasil, como enchentes no Rio Grande do Sul e secas devastadoras que atingiram diferentes biomas, incluindo Amazônia, Pantanal e Cerrado. Essas crises reforçaram a urgência de debates sobre justiça climática, que foram conduzidos pela ativista Priscilla dos Reis. Ela destacou o impacto das mudanças climáticas nos grupos mais vulneráveis e questionou o papel das instituições diaconais em seus respectivos contextos, abordando temas como ecopedagogia, ecofeminismo e a defesa dos direitos humanos.
Outro ponto alto do evento foi a palestra do teólogo Rogério Oliveira de Aguiar (FLD), que trouxe uma reflexão sobre a Dimensão Ecológica da Diaconia, ressaltando que a ação diaconal não pode ser dissociada da preservação ambiental.
A comunicação institucional também foi destaque, com o trio Alex Reblin Braun (ADL), Keite Soares (Centro Social Heliodor Hesse) e Edson Luís Schaeffer (Pella Bethânia) conduzindo oficinas sobre o uso de ferramentas digitais, como Canva e Google para Organizações sem Fins Lucrativos, para otimizar a comunicação interna e externa das instituições.
Além dos debates e formações, o encontro ofereceu momentos de autocuidado, com massagens e atividades de relaxamento promovidas pela ACESA, e a integração por meio de um "chá solidário", coordenado por Débora Ristow Krauser Santos (Cantinho do Girassol) e Karina Nunes (CEPA - Lupicínio Rodrigues).
Ao final do encontro, foi realizada a assembleia da Rede de Diaconia, com a revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a eleição do novo grupo gestor para os próximos dois anos.
A Rede de Diaconia reafirma seu compromisso como um espaço de fortalecimento das instituições diaconais ligadas à IECLB, promovendo articulação, partilha de experiências e proximidade com as comunidades. No Sínodo Espírito Santo a Belém, fazem parte da Rede a Associação Diacônica Luterana, o Albergue Martim Lutero, a Associação Central da Saúde Alternativa (ACESA) e a Pro Ludus – O Caminho.
Comments